No Código de Ética da indústria farmacêutica Lilly, é dado destaque a uma frase, escrita pelo neto do fundador da companhia, Sr. Eli Lilly, que define fielmente o que está (ou deveria estar) associado a Ética nos Negócios: os Valores.
“Os valore são, na verdade, o centro de tudo! Eles nos dizem quem somos, como devemos agir, em que direção nos orientar. Os valores são, em poucas palavras, a essência das pessoas e das instituições”
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios sempre diz que “o mundo não vive uma crise financeira, não enfrente uma crise social e muito menos uma crise ambiental, o mudo, vive sim, a pior das crises: a Crise de Valores”.
E esta afirmação pode ser muito bem ilustrada e confirmada pelo que alardeou o Reitor da Escola de Negócios de Harvard, Dr. Nitin Nohria, em 2011:
“As pessoas perderam a confiança nos negócios...
E nossos alunos parecem responsáveis por isto!”
Por esta razão, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios convidou profissionais para escrever sobre este tema, ou seja, serão abordados a relação entre a Ética nos Negócios e os Valores Corporativos, e os motivos que levam as empresas a ter (ou não ter) a Ética como um (verdadeiro) Valor Estratégico.
Acesse a Revista Ética nos Negócios e conheça os artigos!