Lançada em 2008, a Pesquisa Código de Ética Corporativo chega a 7ª edição e compara os resultados apurados no ano passado envolvendo as 1000 maiores empresas em atuação no país, os 50 principais bancos e as TOP 100 do agronegócio nacional.
Para o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, idealizador e realizador deste inédito estudo, não pode haver empresa trilhando o caminho da Sustentabilidade sem que a cadeia produtiva esteja envolvida neste processo de desenvolvimento e amadurecimento empresarial. E assim, a Pesquisa Código de Ética 2014 motivará pequenas e médias empresas a seguir os passos virtuosos (e vitoriosos) das grandes corporações.
Apesar do Instituto de Ética nos Negócios haver incluído na metodologia desta pesquisa a análise de um local apropriado - no web site corporativo - para que os Stakehoders possam fazer perguntas e comunicar preocupações pessoais e com a empresa, não houve alteração no resultado, pois, o número de empresas que utilizam esta importante ferramenta da Ética & Compliance, manteve-se inalterado. Isto pode indicar que, mesmo sendo algo importantíssimo para a melhoria da Gestão da Ética para manter a reputação corporativa inatingível e inabalável, a figura do “whistleblower”, vem ganhando espaço no meio empresarial brasileiro de maneira tímida.
É esperado que estudo possa, em tempos de promulgação da Lei Anticorrupção, valorizar ainda mais o Código de Ética para que este instrumento ganhe toda a notoriedade que merece dentro e fora do ambiente de negócios do Brasil.
Novidade em 2014
Se valendo da experiência e da metodologia atual, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios inova mais uma vez ao ampliar a Pesquisa Código de Ética Corporativo para a América Latina.
Para isto, utilizará como base de estudo as TOP 500 listadas no ranking elaborado pela revista América Economia com as maiores empresas da América Latina.
Este inédito estudo estará disponível a partir de junho de 2014 e você poderá conhecer acessando o site www.codigodeeticaamericalatina.org.